Eu respeito os direitos de autor. E tu?

quinta-feira, 12 de março de 2009

Fazer um Blog diferente

Aqui está um conjunto de regras a seguir para captar a atenção dos visitantes segundo os ensinamentos do blog Dicas para Blogger. Façam-lhe uma visita, tem conteúdos muito interessantes... e como eu acho que não vale a pena inventar a roda, aqui vai segundo a MamaNunes;

Ela fala em 10 regras numa mensagem um pouco extensa....eu vou realçar 5. E na próxima mensagem s/ este assunto completo a ideia. Entre aspas estará a informação redigida pela MamaNunes em português do Brasil e fora das aspas os meus comentários em português da Europa.

"1. Layout
Existem milhões de blogs com o mesmo layout, então se você tem um blog com um Layout diferente, é a primeira coisa que vai chamar a atenção do Leitor. Se você tem algum mesmo Layout de milhões de pessoas, seja original, e faça um Cabeçalho diferente, com alguma imagem, banner, ou qualquer outra coisa para identificar seu Blog! "
Reparem nos meus 2 espaços são coloridos com cabeçalhos e templates que mudam de acordo com os vagares e vapores do momento...

"2. Estilo
Tenha seu próprio estilo na hora de escrever, veja algumas expressões que sempre usa, um símbolo, smiles, o jeito de escrever, seja ele culto ou descontraído. Mas procure não errar na escrita!"
Construa uma mensagem homogenea, fale do que lhe apetecer, o único limite é a coerencia. Leia a mensagem e torne e relê-la antes de a publicar.

"3. Personalidade
Se o seu blog é de notícias, desconsidere este item, mas se quiser pode colocar seu ponto de vista em uma reportagem! Sua personalidade é muito importante, pois com ela, seu leitor vai saber sua maneira de pensar, de ver o mundo, de se expressar; isto vai deixar o leitor com mais prazer ao ler o que você escreve e interessado. IMPORTANTE: Não tente parecer o que não é!"
Se uma vez colocar um tipo de conteúdo e de outra utilizar um esquema diferente pode tornar-se confuso e o leitor perde o interesse.

"4. Ortografia
Isso, não vai tornar seu blog exatamente diferente, mas tenha em mente um português correto. Ñ exkreva axim! Evite: pq, qd, blz... Algumas pessoas não sabem o que isso quer dizer, também não troque acentos: é por eh, utilize né, ao invés de neh!"
Este item está engraçado porque está escrito em português do Brasil, portanto incorrecto aos nossos olhos.... Tudo para dizer não façam erros ou se os fizerem corrigam-nos.

"5. Originalidade
Seja original não copie textos de outro lugar, se quiser copiar, copie um trecho interessante, comente o trecho, e deixe o link do texto inteiro, caso seu leitor quiser terminar de ler este texto!"
Exactamente o que eu acabei de fazer....

6 comentários:

Mare Liberum disse...

Um excelente post para aqueles que como eu pouco percebem de blogues mas muito gostam de "blogar".
Estarei atenta às aulas, Manuela.Vamos ver o aproveitamento!

Bem-hajas!

Riscos e Rabiscos disse...

Muito bem! Vou estar atenta aos próximos capítulos :-) e entretanto vou repensar o meu e ver que melhorias posso fazer

Je Vois La Vie en Vert disse...

Muito bem, gostei do
capítulo 5 ... :D
Também gostei de cantar com a Amália.
Gosta de música coral e sacra ?

Sim ? então visite o blog
http://corovoxmaris.blogspot.com

e veja o concerto do Domingo.

Bom fim de semana !

Beijinhos verdinhos

Jorge P. Guedes disse...

Essas "dicas" da tal ManaNunes parecem-me verdades lapalissianas, com toda a franqueza.
E não toma para si os cuidados que recomenda com a língua... Não, não é o malfadado acordo(?) ortográfico que a salva de lhe contar alguns erros de grafia! EXEMPLOS:("homogénea, com acento, pois todas as palavras esdrúxulas são grafadas com um acento, ou agudo ou circunflexo." ; "coerência", o mesmo erro !)

Bom, o fundamental quanto a mim é o "bom" ou "mau" gosto de cada um, o que é evidentemente muito pessoal.
De resto, ter cuidado com a Língua? Evidentemente!
Ser original enão ter um layout igual a milhares? Pois claro!
Tentar um estilo próprio? Acaba sempre por acontecer!
transmitir o ponto de vista do autor? Mas então, sem isso, existe um blogue?
Finalmente, não copiar textos e, fazendo-o, indicar a sua proveniência? Certamente, mas isso não é sinónimo de personalidade mas sim de honestidade, na minha opinião.

Ser honesto intelectualmente; variado nos temas se o blogue não for temático; escrever correctamente e com ideias claras e bem expressas sem parágrafos "à João de Barros"; nunca ultrapassar um limite de linhas para um post que andará pelas 50, o que implica ter uma boa capacidade de sitese sem perder o cerne da mensagem; não colocar no rosto da página principal uma profusão de selos e selinhos, imagens de tudo, que dispersam claramente a atenção da mensagem que se pretende seja lida,; fornecer ouytros motivos de interesse ao visitante como informação horária, datas, links, sempre da formamais discreta possível; ter uma página bem arrumada e não andar sempre a variá-la;.... enfim, estes são alguns dos ítens que considero importantes.

Um abraço e desculpas pelo alongar desta mensagem, que deixo com toda a convicção de que a verá como construtiva. e bem intencionada.

Jorge P.G.

SerenoSobressalto disse...

Agradeço sempre todo e qualquer comentário, pois mostra que alguém tem opinião s/ o que escrevo. O que por si só já é o suficiente. Gosto ainda mais de quando desaprovam, de alguma maneira, aquilo que escrevi pq me dão oportunidade de tentar perceber o porquê e, aprender melhor, para de seguida ensinar correctamente. É este o meu posicionamento aqui e em qq outro lado.
Assim sendo, agradeço imenso o comentário da Jorge PG.
Quando iniciei este tema foi pq conheço muita gente que se está a iniciar na "arte de blogar" e precisa destas sistematizações escritas. Na altura pedi ajuda aos meus amigos blogistas "seniores" neste saber e o VICIO do blog Pensamento Profundo enviou-me uma série de inf muito interessantes.
Em relação a esta mensagem, ela estava em "standby" pois tb considerei associado ao bom senso...não valia a pena.
No entanto, uma pequena ocorrência fez-me pensar que era hora de evidenciar alguma pedagogia. O motivo? A inexplicável e gratuita cópia de uma mensagem que ainda por cima não valia nada só valeu pela falta de respeito e honestidade que demonstrou.
Pronto aqui está a razão desta mensagem...pedagogia.

Sorry pelos erros ortográficos...mas para não se ficar a rir, no seu comentário... ouytro não leva y...e formamais é separado...

Muito obg pela visita, pela opinião e votos de BFSemana

Jorge P. Guedes disse...

Para que não reste nenhuma dúvida, tudo o que lhe disse foi com sentido totalmente construtivo.
De resto, nem estava a comentá-la a si, mas à senhora que ensinou esses "cuidados primários de saúde" para um blogue.
Não nego a sua boa intenção, mas na minha opinião há outros ítens muito mais importantes. Deles lhe dei conta, como achega e baseado em alguma experiência traduzida em cerca de 2 mil postagens ao longo de um pouco mais de 3 anos.

Quanto aos erros ortográficos, que apontei a ela, não a si, quem não os comete? Só que, por vezes, são de dactilografia, outras de grafia incorrecta! Notam-se bem uns e outros.

Uma cordial saudação e uma boa semana.
Jorge P.G.

Obrigado pelo seu comentário


Recados e Imagens - Obrigado - Orkut