Eu respeito os direitos de autor. E tu?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Estamos na Primavera!!

A Primavera é tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

(texto net fotos minhas)

5 comentários:

F Nando disse...

Umas fotos fantásticas

Mare Liberum disse...

Ora cá está um blogue onde também chegou a Primavera.Todo ele está cheio de cor, com umas fotografias fantásticas e uma explicação sobre a estação das flores em ambos os hemisférios.

Bem-hajas!

helia disse...

Eu não percebo nada de equinócios nem de solestícios nem de nada que se relacione com astronomia ,por isso gostei de ler o texto e muito mais ainda das fotos com flores lindíssimas. Aliás nem precisa de dizer que as fotos são suas, pois as suas fotos são sempre muito bonitas... Eu aproveitei para guardar algumas no meu ficheiro
Uma boa semana

Mocho Falante disse...

Vem aí de facto o tempo ameno que tanto gosto

Fotos fabulosas, parabéns

Riscos e Rabiscos disse...

Muito interessante toda esta informação. Obrigada!

Obrigado pelo seu comentário


Recados e Imagens - Obrigado - Orkut