Eu respeito os direitos de autor. E tu?

domingo, 13 de dezembro de 2009

Austrália alerta para iceberg com 140 km2 à deriva

Dando continuidade à mensagem anterior e num mês em que a questão ambiental está a ser tão falada...

Sidney, Austrália, 11 Dez (Lusa) - As autoridades australianas lançaram hoje um alerta à navegação devido a um iceberg gigante à deriva a 1700 quilómetros a sudoeste da Austrália.
O serviço meteorológico australiano indicou que o monstro de gelo, que se separou da Antárctica há algumas dezenas de anos antes de começar a avançar para norte, está a ser vigiado por satélite.
"Alertámos hoje que, às 12:00 TMG (11:00 em Lisboa) de 09 de Dezembro, um iceberg foi detectado a cerca de 1700 quilómetros a sudoeste da costa da Austrália ocidental", avisou o organismo, que precisou que o "iceberg mede 140 km2, 19 km de comprimento e oito quilómetros de largura".
Os cientistas estimam que o iceberg, baptisado B17B, vai deslocar-se até entrar em águas mais quentes, próximas do continente australiano, gerando centenas de pequenos icebergs potencialmente perigosos para a navagação.
De acordo com o especialista australiano Neal Young, um iceberg com estas dimensões - equiparável a cerca de duas vezes a superfície da ilha de Hong Kong - não é visto na região desde o século XIX.
O cientista advertiu igualmente que este fenómeno pode tornar-se mais frequente, à medida que se elevar a temperatura dos mares.

1 comentário:

helia disse...

Pois é , os cientistas alertam para as alterações do ambiente e as pessoas começam a pensar e a ter medo, mas que fazer? A mim já não me vai afectar porque já cá não estou, mas provávelmente estarão ainda cá as minhas netas...`´E preocupante:::

Obrigado pelo seu comentário


Recados e Imagens - Obrigado - Orkut