Eu respeito os direitos de autor. E tu?

terça-feira, 21 de julho de 2009

O belíssimo Convento do Carmo

O Convento do Carmo foi fundado por D. Nuno Álvares Pereira em 1389. Foi ocupado inicialmente por frades carmelitas de Moura, chamados por D. Nuno para ingressar no convento em 1392. Em 1404, D. Nuno doou os seus bens ao convento e, em 1423, ele mesmo ingressou no convento como religioso.


O convento e a igreja foram erguidos aproximadamente entre 1389 e 1423 em estilo gótico mendicante, com certa influência do estaleiro do Mosteiro da Batalha, que havia sido fundado por D. João I e que também estava em construção à época.
No dia 1 de Novembro de 1755, o grande terramoto destruiu boa parte da igreja e do convento, que nunca chegou a ser totalmente reconstruído. No reinado de D. Maria I iniciou-se a reconstrução de uma ala do convento, sem respeito pelo estilo ou a traça originais, que foi ocupado pelos monges até à expulsão das ordens religiosas, em 1834, e convertido em instalações militares em 1836. A igreja permaneceu em ruínas até à actualidade.

Foi no Quartel do Carmo, sede do Comando-Geral da GNR, que o Presidente do Conselho do Estado Novo, Marcelo Caetano, se refugiou dos militares revoltosos, durante a Revolução dos Cravos. O cerco deste aquartelamento foi dirigido pelo capitão Salgueiro Maia.
No Largo do Carmo, em frente ao convento, encontra-se o Chafariz do Carmo, do século XVIII, desenhado por Ângelo Belasco e decorado com quatro golfinhos.
A fachada da igreja do convento tem um portal de várias arquivoltas lisas com capitéis decorados. A rosácea que encima o portal está destruída. A fachada sul da igreja é sustentada por cinco arcobotantes, adicionados em 1399 após um desabamento durante a construção da igreja. O interior apresenta três naves e cabeceira com uma capela-mor e quatro absidíolos. O tecto da nave da igreja desapareceu com o terramoto, e só os arcos ogivais transversais que o sustentavam são visíveis hoje.
(texto e 1ª foto da net)

5 comentários:

helia disse...

Uma informação completa do Convento do Carmo , acompanhada de umas lindas fotos . Eu é que não sou boa fotógrafa , além de não ter muito jeito também não tenho muita paciência, a maior parte das vezes a digital fica em casa...

SerenoSobressalto disse...

Pois a questão é essa..."a digital" não pode ficar em casa. Anda sempre na carteira por isso tem que ser uma "ultra leve"... e se estiver na carteira a oportunidade surge qdo menos esperamos. Estas imagens recolhi-as num espectáculos de musica e teatro, há 2 dias no Convento do Carmo. Se não tivesse a máquina na carteira teria perdido a oportunidade, como muitas outras vezes...

helia disse...

Devia ter sido um belo espectáculo num cenário não menos espectacular... Música e Teatro , que maravilha!

Mocho Falante disse...

é sem dúvida um monumento muito interessante que vale a pena visitar

bom fim de semana :-)

M.João disse...

Mas que fotos fabulosas!

Obrigado pelo seu comentário


Recados e Imagens - Obrigado - Orkut