Jornalista, Escritora, Presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, Membro do Conselho Mundial da Paz, Perseguida Política, Exilada.
Detentora da Ordem da Liberdade uma personalidade rica, invulgar e influente uma visão nova e alargada do papel da mulher e da democracia.
De entre a sua vasta obra sobressai "As mulheres do meu país" - publicado recentemente em 2ª edição. Para este trabalho, Maria Lamas percorreu o país de Norte a Sul, não esquecendo os Açores e a Madeira. Deslocou-se às mais remotas aldeias, fotografou e falou com as mulheres do seu país. País dilacerado por um regime ditatorial, que assente no mais atroz obscurantismo exaltava o papel de uma mulher submissa e curvada perante a família e o trabalho.
Deixo-vos um presente; levem esta bela flor de lotus que recolhi na net. Sabiam que é olhada com respeito e veneração - como deveriam ser olhadas todas as mulheres - pelos povos orientais, e frequentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas?
BOM DOMINGO
6 comentários:
Muio pouco recordada, Maria de Lamas foi sem dúvida uma das grandes mulheres portuguesas de sempre!
A flor-de-lótus é das belas e emblemáticas florinhas,uma rainha na filosofia oriental.
Parabéns a si, mulher.
Um abraço com estima.
Jorge P.G.
Parabéns, Mulher, Amiga que por estes caminhos chegaste até ao meu canto e tanto, tanto me tens dado.
Bom Domingo!
Muito obg pelos vossos comentários e, sobretudo, pelo vosso inestimável companheirismo e partilha
Aproveitem bem o domingo que está lindo!!
Sempre em cima dos acontecimentos! E neste dia não se esqueceu da figura de Maria Lamas. É bom termos acesso a um blog que está sempre muito actualizado e que nos transmite muitos conhecimentos. Obrigada
parabéns, minha amiga, uma Senhora, uma Mulher!
e a ti, desejo um resto de dia muito feliz, Mulher!
e levo a florinha...
beijinhos
Obrigada pela flor, rosa fuchia, lindíssima! E acima de tudo, obrigada por me recordar o percurso de Maria Lamas. Subscrevo o comentário de helia: vir até aqui é sinónimo de me actualizar. Obrigada.
Enviar um comentário